CD

Sonhos de um caminhante


Este CD, gravado em São Paulo no segundo semestre de 2013, é o registro de algumas canções que me acompanhavam há algum tempo e que eu relacionava com a figura ancestral dos poetas, músicos e contadores de histórias itinerantes - figuras arquetípicas que, com sua arte, atravessavam e continuam a atravessar fronteiras físicas e simbólicas, penetrando em aldeias rurais, vilas e cidades, bem como na memória e no imaginário de públicos diversos.

O primeiro bloco traz três cantigas de domínio público que falam sobre o amor - cantigas que, por meio da oralidade, rompem as fronteiras do tempo e da regionalidade. Desse grupo, destaco "O amor da costureira", cantiga portuguesa que minha vó Deolinda Ribeiro me ensinou e que tive o prazer de registrar com ela.

Em seguida, apresento minha versão da canção "Vilarejo", composta por Marisa Monte, Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Pedro Baby; uma miragem-utopia de um lugar (ainda que provisório) de chegada, aconchego.

Mas nem só de sonhos vive um caminhante... As três canções que se seguem formam um bloco que nomeei "Contradições dos sonhos". São composições próprias que combinam um tom lúdico, de canção infantil, com um olhar crítico sobre aspectos da vida cotidiana que muitas vezes limitam nossos sonhos. Uma dessas canções, "Passarinho livre!", dá nome a este blog.

Por fim, uma colagem incluindo duas canções chilenas - "Caminando, caminando", de Victor Jara, e "Todos juntos", do grupo Los Jaivas - unindo-se a trechos de "Fazer o quê?", de Pedro Luís, e "Carpinteiro do universo", de Raul Seixas e Marcelo Nova, aqui trazidas como questionamentos, reflexões e proposições para novas caminhadas.

O CD foi criado e produzido de forma artesanal, no espírito de simplicidade e sinceridade que eu associo aos caminhantes da poesia e da música que me inspiraram. As gravações e a mixagem aconteceram em 6 horas de estúdio, divididas em duas sessões. Na primeira sessão, gravei ao vivo voz e violão de todas as canções. Na segunda sessão, acrescentei vozes e instrumentos de percussão a essas gravações, realizando também a mixagem das faixas.

A capa, a contracapa e o adesivo da mídia foram criados e impressos em uma gráfica do centro de Fortaleza, a partir de imagens da artista têxtil Vera Gomes (Ateliê Pano Encantado - SP). Com régua, estilete, cuidado e paciência, montei cada capinha, num exercício de tomar nas mãos, literalmente, a produção e a distribuição do meu trabalho.

Em breve, compartilharei algumas faixas do CD.
Quem se interessar em adquirir, é só entrar em contato comigo pelo email
ri_arte@yahoo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?...